O Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) do Comitê Guandu é um projeto que visa a conservação e recuperação desse bioma em 12 municípios do Estado do Rio de Janeiro. O projeto faz parte do Projeto Integra Guandu, que tem como foco a restauração e conservação de áreas prioritárias para os recursos hídricos.
A elaboração dos PMMAs teve início em setembro de 2021 e foi concluída em setembro de 2023, com a aprovação dos planos pelos municípios envolvidos. O Comitê Guandu, responsável pelo projeto, instituiu um Plano de Aplicação de recursos para auxiliar na implementação das ações propostas nos PMMAs
A participação da comunidade foi fundamental na elaboração dos planos, que contaram com oficinas participativas e envolvimento da comunidade acadêmica. O objetivo dos PMMAs é estabelecer diretrizes, metas e ações para a conservação e recuperação da Mata Atlântica em nível municipal, de acordo com a legislação vigente, como a Lei da Mata Atlântica e a revisão do Código Florestal.
E o Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin é parte do Grupo de Trabalho do Integra Guandu para elaboração do PMMA. Foram dois anos de trabalho para que este plano fosse entregue.
No último dia 28, na sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Palácio Guanabara, os companheiros Cezar Murilo e Erica Roriz estiveram presentes na entrega no plano a mais 12 municípios do estado entre eles Engenheiro Paulo de Frontin, o Prefeito Municipal José Emmanuel Artemenko este acompanhando o Grupo de trabalho.