CRIAÇÃO DO “SANTUÁRIO DO JEQUITIBÁ-ROSA”, O GIGANTE DA FLORESTA*

por Rotary Club de Caçapava-Jequitibá

Em comemoração ao trigésimo primeiro aniversário de fundação do Clube, no dia 07 de novembro de 2022, foi criado nas instalações da ADC Mafersa, o Santuário do Jequitibá-Rosa.

Com o objetivo de conservar a espécie e também homenagear a àrvore simbolo do noss município, além do Jequitibá, foram também plantadas duas mudas de Ipê branco, simbolizando as "damas de honra" para o majestoso Jequitibá.

O local escolhido para o santuário, a ADC Mafersa, é um reduto de preservação em nossa cidade. Lá existem centenas de outras espécies plantadas que agora terão por companhia esse ícone da flora brasileira.

Nas palavras do nosso companheiro o Professor Luiz Eduardo Correa Lima "Este evento de criação do Santuário do Jequitibá-rosa pretende ser uma prova de que reconhecemos a importância da proteção da natureza e de que entendemos que as plantas são os seres vivos que mais identificam a dependência humanidade com o planeta, haja vista que as plantas são responsáveis diretas por inúmeras coisas que garantem a vida humana na Terra. Por conta disso, é fundamental garantir sua sobrevivência e consequente continuidade. É óbvio que nosso Santuário é um exemplo simbólico, entretanto ele tem a pretensão de ser emblemático para a comunidade de nossa cidade e região"

Estiveram presentes os companheiros do Rotary Club de Caçapava-Jequitibá, Companheiros do Rotary Club de Caçapava, alunos do Colégio Progressão, integrantes da diretoria da ADC Mafersa e integrantes das ONG Ecovital.

O projeto acontece em parceria com a Prefeitura do Município de Caçapava, que nos fornece as mudas e nesta ocasião com a ADC Mafersa, antiga parceira de nosso Clube, sendo o atual presidente um de nossos fundadores, o Companheiro José Ramos.

O texto completo do Professor Luiz Eduardo, pode ser acompanhado em seu site: https://www.profluizeduardo.com.br/2022/11/08/santuario-do-jequitiba-rosa/

 

Fotos

Localizar site dos clubes