Dia do Ortopedista

por Rotary Club de Caçapava-Jequitibá

Dia do Ortopedista
Dia do Ortopedista

19/09: Dia do Ortopedista. Aquele que você confia para manter seu corpo em movimento.

 

O Dia do Ortopedista, comemorado em 19 de setembro, procura lembrar a importância desse especialista e de que devemos procurá-lo sempre que surgir algum sintoma relacionados aos movimentos dos ossos, músculos, ligamentos e articulações.

 

Casos como torcer o pé correndo aos fins de semana, sentir dor nos pulsos por esforço repetitivo e sentir muita dor nas costas indicam que pode ser a hora de procurar um profissional de ortopedia. O Dia do Ortopedista, comemorado em 19 de setembro, procura lembrar a importância desse especialista e de que devemos procurá-lo sempre que surgir algum sintoma relacionados aos movimentos dos ossos, músculos, ligamentos e articulações.

 

A data escolhida para homenagear o profissional de ortopedia coincide com a da fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em 1935, e que se tornou a maior instituição de Ortopedia e Traumatologia da América Latina e uma das maiores do mundo. No Brasil, as especialidades de Ortopedia e Traumatologia são unificadas, porém a traumatologia se dedica às lesões que podem ser produzidas na coluna e nas extremidades, enquanto a ortopedia, às doenças e deformidades do aparelho locomotor como um todo.

 

Os órgãos e ossos do corpo humano que são avaliados pela ortopedia são: coluna, joelho, quadril, ombro e cotovelo, mão, pé e tornozelo. É importante recorrer ao especialista ortopédico em situações de trauma, como entorses, batidas e lesões do esporte; ou em situações de dores crônicas ou agudas de articulações e membros, como braços, pernas, joelhos, cotovelos, pulsos, tornozelos, entre outras partes que podem ser afetadas.

 

 “A prevenção sempre é o melhor remédio. Portanto, uma boa alimentação, exercícios regulares e a visita ao ortopedista é o melhor caminho para uma vida longa e saudável.”

 

Localizar site dos clubes