DIA DO REPÓRTER FOTOGRÁFICO
por Rotary Club de Caçapava-Jequitibá
O dia do Repórter fotográfico é comemorado no dia 2 de Setembro, uma profissão dinâmica, O repórter fotográfico é o profissional que trabalha na área do fotojornalismo, responsável por captar as imagens dos fatos jornalísticos que são transformados em notícia.
No fotojornalismo, a fotografia deve transmitir informações, e isso pode ser feito de acordo com as técnicas de trabalho que o repórter fotográfico possui. Eles podem trabalhar para revistas, jornais, portais de internet e mais. A foto no jornalismo da ênfase e informação complementar para qualquer reportagem.
Esta profissão, que muitas vezes se destaca por transmitir ao mundo imagens que não precisam de sequer uma palavra para que seja compreendida, merece nosso respeito e homenagem.
Quem é o repórter fotográfico
O Repórter fotográfico é o profissional que consegue, com muita agilidade, registrar os acontecimentos principais e marcantes, através de imagens capturadas no exato momento do acontecimento.
O que identifica o repórter fotográfico é sua atitude em relação à fotografia, que é o resultado final do seu trabalho. A imagem certa para que a informação, o interesse e o entretenimento seduzam o leitor.
Os desafios da profissão
Por ser um trabalho investigativo, o bom repórter fotográfico se organiza, de uma forma que possa preencher todos os requisitos para a melhor fotografia:
· O ideal é chegar com antecedência no local do evento;
· Deve ser o último a sair, pois muitas vezes a melhor foto fica para o final;
· Ser paciencioso;
· Otimista, a palavra “impossível”, não deve fazer parte do seu dicionário;
· O fato não tem hora para acontecer, então não existe horário para este profissional;
· Educação, diplomacia e serenidade no agir aumentam as chances de imagens exclusivas.
Além disso, agir com o máximo de discrição, a o ponto de sua presença nem ser notada, para que os protagonistas sintam-se a vontade. A grande aliada é a câmera fotográfica, e bem provável que seja única.






