Dia dos Pais
por Rotary Club de Caçapava-Jequitibá
Existem relatos de que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para o seu pai. Nesse cartão desejava sorte, saúde e longa vida ao pai.
Desde a Roma Antiga, a sociedade prestava homenagem aos pais durante o mês de fevereiro. Entretanto, a tradição restringia-se a honrar os que haviam falecido.
A primeira comemoração de uma data para os pais foi realizada em 5 de julho de 1908. A iniciativa foi da Igreja Metodista em Fairmont, West Virginia, nos Estados Unidos.
No Brasil, segundo alguns registros históricos, foi o publicitário e jornalista Sylvio Bhering que, em 1953, propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais em nosso País.
Na tentativa de atrair comerciantes a publicitarem no jornal "O Globo", onde trabalhava, Bhering difundiu a data, que rapidamente se tornou popular.
Inicialmente, Sylvio Bhering escolheu o dia 16 de agosto para comemorar o Dia dos Pais porque esse era o dia de São Joaquim, Santo católico pai da Virgem Maria e, portanto, avô de Jesus Cristo.
A data foi modificada para o segundo domingo do mês de agosto, para que os pais pudessem aproveitar o dia com os filhos, pois geralmente a maioria deles tem folga aos fins de semana.
Nossos cumprimentos a todos os Pais (e são muitos ...) no Rotary Club de Caçapava-Jequitibá e em toda a sociedade.






