19 de Julho | Dia da Caridade

por Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin

Por Érica Roriz
Por Érica Roriz

Há 56 anos, no Brasil, o Dia da Caridade é comemorado 19 de julho esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prática da solidariedade. A caridade é uma das qualidades mais defendidas pela maioria das religiões, que insistem que a principal definição de caridade é “amar e ajudar ao próximo”.

Com o intuito de reforçar o sentimento de altruísmo entre os brasileiros, foi criado o Dia da Caridade no Brasil, oficializado com a Lei nº 5.063, de 4 de julho de 1966, decretado pelo então presidente Humberto Castelo Branco. Entre as atividades mais frequentes no Dia da Caridade, destaca-se a visita aos lugares onde a tristeza, pobreza e pessoas necessitando de carinho e atenção sejam presentes. Asilos, hospitais, casas de misericórdias, orfanatos e presídios são alguns exemplos. “com a finalidade de difundir e incentivar a prática da solidariedade e do bom entendimento entre os homens.”

O mundo ainda celebra o Dia Internacional da Caridade em 5 de setembro, data esta criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Resolução 67/105, de 2012. A escolha do dia 5 de setembro é uma homenagem ao aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá.

A reflexão que fazemos, meio século após a promulgação da lei brasileira e mais de dois milênios após a revelação da Lei de Amor, trazida por Jesus, é se temos exercitado a caridade tal qual propunha o Cordeiro de Deus, ou conforme escrita na primeira epístola de Paulo aos Coríntios, exatamente no capítulo XIII, a qual transcrevemos abaixo:

  1. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.
  2. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada.
  3. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!
  4. A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante.
  5. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.
  6. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.
  7. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
  8. A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.
  9. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.
  10. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.
  11. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.
  12. Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.
  13. Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a caridade.

 Fontes: https://www.larebenezerdourados.com.br/

             https://www.oabsp.org.br/ 

Localizar site dos clubes