28 de Junho | Bandeira Arco Íris e o dia do Orgulho
por Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin
Nesta terça-feira (28), é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A data celebra o amor, o respeito e a diversidade. Em todo o mundo, o dia marca a resistência na revolta de Stonewall Inn, nos Estados Unidos. Após uma violenta abordagem policial no bar, que deu nome à rebelião, o público LGBTQIA+ que estava no local se insurgiu.
O estabelecimento existe até hoje na Rua Christopher, em Greenwich Village, Nova York. Hoje é um símbolo cultural, histórico e importante, que resultou no passo principal para marchas e manifestações pelo direito da comunidade LGBTQIA+.
Bandeira colorida, conhecida como arco-íris, é amplamente usada.
A bandeira colorida como o arco-íris foi criada pelo ativista norte-americano Gilbert Baker, em 1978. Apareceu pela primeira vez na “Parada da Liberdade”, em São Francisco, Estados Unidos.
Em entrevista à rádio canadense CBC, em 2015, Barker contou que a primeira peça era formada por oito cores: rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, turquesa, azul e roxo. A criação veio como uma resposta ao triângulo rosa que era usado para marcar presumidamente homossexuais capturados por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Tempos depois, as cores rosa e turquesa foram tiradas da bandeira quando ela começou a ser produzida em larga escala. O motivo? Ambas não faziam parte da paleta de cores tradicional das fábricas.
Um símbolo da diversidade, a coloração contém significados:
VERMELHO é a vida;
LARANJA simboliza saúde e ou cura;
AMARELO é a luz do sol;
VERDE a natureza;
AZUL significa a arte;
LILÁS o espírito.






