Dia da Gastronomia Sustentável
por Rotary Club de Caçapava-Jequitibá
Dia da Gastronomia Sustentável vem sendo celebrado desde 2016 por iniciativa das Nações Unidas.
Em um momento em que os cuidados com a saúde estão em destaque, a boa alimentação ganha mais adeptos e passa por mudanças, oferecendo experiências que vão além do paladar. Entre os movimentos, a chamada gastronomia sustentável convida as pessoas a modificarem os hábitos de consumo e repensar a forma de produzir e descartar os alimentos
Para ter uma ideia do impacto em todo o planeta, cerca de um terço dos alimentos produzidos anualmente para o consumo humano se perde ou é desperdiçado. Isso equivale a cerca de 1,300 bilhões de toneladas de alimentos, de acordo com a Organização da ONU para Alimentação e Agricultura – a FAO. Ainda segundo os dados, 6% das perdas mundiais desses alimentos se dão na América Latina e no Caribe, e a cada ano a região perde e/ou desperdiça cerca de 15% dos alimentos disponíveis.
Por tudo isso, enfrentar essa problemática é fundamental para avançar na luta contra a fome e deve se converter em uma prioridade. Logo, produtores e consumidores precisam ficar atentos na forma como utilizam os recursos naturais e na escolha correta de seus alimentos para evitar esse desperdício.






