Mãe

por Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin

Sorahya Sacramento , Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin
Sorahya Sacramento , Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin

Tem alguns assuntos que me levam a conectar coisas simples, mas que me remetem a muitas reflexões.

Ontem foi o Dia das Mães.

Difícil definir sem entrar nos jargões sobre mãe, mas eu vou arriscar aqui a compartilhar possibilidades reflexivas.

Minha Mãe já não se encontra por aqui, virou estrela e brilha de forma radiante, porque na verdade sabemos que não somos eternos, mas que podemos permanecer nos pedacinhos que vamos deixando nos outros e assim a gente pode ser lembrado.

Minha Mãe uma EDUCADORA (eu fui alfabetizada por ela), daquelas especiais, com um grau de responsabilidade compatível com o cargo. Porque sim, educar requer muito compromisso. Quando ela esteve hospitalizada antes de fazer a passagem, nós os filhos nos surpreendemos com a quantidade de Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem que entravam no quarto e perguntavam “a Sra. não trabalhou em tal lugar?....”, assim ela foi recebendo muito carinho e  a certeza sobre a sementinha que ela ajudou a plantar e que tinha levado aquelas pessoas até aquela posição.

Dia das Mães, minha filha me enviou um vídeo de presente, que foi a coisa mais bonita e sensível da vida. Fiquei muito feliz e emocionada, e com aquele sentimento bom de que estou colhendo frutos deliciosos, isso quer dizer que uma semente foi lançada ao solo e foi bem cuidada, e assim, retorna como um delicioso fruto.

GAIA na “mitologia grega, é a Mãe-Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora imensa”.

No dia que exautamos as Mães, acho que não paramos para pensar sobre a Mãe-Terra. Será que estamos oferecendo minimamente nosso respeito para ela?

Eu estou coordenando um projeto que o nome foi minha filha que criou, em uma conversa nossa. O nome é totalmente alinhado a tudo que relatei, pois fala do óbvio mas que por vezes ignoramos “Tudo que Vai Volta”, simples assim.

Este projeto aqui em Portugal, com o apoio da APEE, chama-se Tudo que Vai Volta: Economia Circular e suas Oportunidades.

O projeto em curso, busca trazer para a agenda de todos, a necessidade de um olhar diferente para os nossos modelos de produção e consumo, que hoje são lineares e insustentáveis.

O projeto está alinhado ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 – Consumo e Produção Responsável.

A minha reflexão se deu em função da clareza do nome do projeto que está relacionado ao tratamento especial e carinhoso dos ex alunos da minha mãe, que depois de tantos anos, eles demonstraram o reconhimento para com a missão que ela desempenhou no seu ofício enquanto educadora.

A refelexão fêz a ponte com a delicadeza e amor da minha filha para comigo identificando o que eu valorizo e me entregando um amor sem fim.

E claro que fico aqui muito sensibilizada porque na verdade a Mãe-Terra tem sido tão resiliente conosco mas os nossos exageros estão exigindo que ela nos entregue na mesma proporção que nós estamos oferecendo.

Tudo que Vai Volta, nunca se esqueça! Entregue Amor e receberá Amor! Semeie Respeito e receberá Respeito! Se preocupe com todos e todos se preocuparão com você.

Localizar site dos clubes