Entenda como é comemorada a Semana Santa em diversas religiões no Brasil.

por Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin

Por Érica Roriz
Por Érica Roriz

A Semana Santa, popularmente, é vista como o momento central da liturgia católica. Mas são diversas as religiões que celebram este momento. O feriado celebra de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Catolicismo

No catolicismo, a preparação acontece com antecedência. Durante os 40 dias que precedem a páscoa, os fiéis se dedicam à quaresma para lembrar os dias de Jesus no deserto, e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

A semana santa começa com o domingo de ramos, que é uma representação para a entrada de Jesus em Jerusalém, onde as pessoas cobriam a estrada com folhas de palmeira para celebrar a chegada.

Cristianismo

No cristianismo, os evangélicos, em geral, não costumam celebrar todos os dias da semana santa como os católicos, dando mais importância à sexta-feira santa e ao domingo de páscoa.

A sexta feira santa é o dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz. E, por fim, com a chegada do domingo de páscoa, os cristãos celebram a ressurreição de cristo.

Espiritismo

A doutrina espírita é uma doutrina cristã e possui a sua forma de adotar os ensinamentos de Jesus. A busca pelo conhecimento é um fator importante, e existe uma diversa literatura espírita. Mas apenas o intelecto não basta. O conhecimento da alma também é feito de várias formas.

A busca pelo conhecimento também se reflete na forma como a Páscoa é tratada. Não existe um ritual ou comemoração para marcar o dia. O momento é usado para se fazer uma profunda reflexão.

Matriz Africana

As religiões afro-brasileiras surgiram após a junção da cultura de diversos povos africanos trazidos entre os séculos XVI e XIX. Elas possuem influências de religiões vindas da Europa, como o catolicismo. Essas formas de religiosidade muitas vezes são vistas como perigosas expressões de idolatria, e nos últimos dois anos, as denúncias de intolerância religiosa aumentaram em 56%.

Em tempos de Páscoa, mudança e reflexão são atitudes necessárias, e a semana santa é vivida com a máxima da solidariedade e da caridade nos templos religiosos.

Localizar site dos clubes