Plantio de árvores em Aldeia Indígena Rio Pequeno

por Rotary Club de Angra dos Reis

Governador Distrital 22-23, Co. Fávaro; Presidente RC Angra dos Reis 22-23 Josemar de Araújo, e demais presentes ao plantio de árvores na comunidade indígena de Rio Pequeno
Governador Distrital 22-23, Co. Fávaro; Presidente RC Angra dos Reis 22-23 Josemar de Araújo, e demais presentes ao plantio de árvores na comunidade indígena de Rio Pequeno

No último dia 19, sábado, teve início o plantio de 3 mil árvores nativas da Mata Atlântica, que serão plantadas pela Tribo dos Guaranis do Rio Pequeno, em Paraty-RJ.

Esse projeto é executado pelo RC Rio de Janeiro, em parceria com o Rotary de Angra dos Reis e tem o apoio da Cedae, doadora das árvores, da Eletronuclear e do SESC RJ, além de fazer parte dos projetos Distritais do Meio Ambiente do Governador do Centenário, Luiz Carlos Favaro.

Luiz Carlos Favaro, Governador eleito do Rotary Internacional, Distrito 4571, representando o Governador Cláudio Zyngier esteve no local para acompanhar a atividade. Veio a convite do Co. Paulo Sérgio Cruz, do RC do Rio de Janeiro e do Presidente do RC de Angra dos Reis, Co. Antônio Marques Mesquita, 21-22. “É um absurdo ver áreas devassadas pela cobiça do ser humano. Então quero agradecer muito ao Rotary junto com a Cedae, que doou essas espécies para fazer este plantio. Foram oferecidas 11500 mudas para o período do centenário, que se inicia em 1º de julho de 2022. Será um ano de comemoração do Rotary no Brasil.”

De acordo com o Co Paulo Sérgio Alvez da Cruz, do RC do Rio de Janeiro, o Projeto  é do  Governador do Centenário do Rotary no Brasil, Luis Carlos Favaro, cujo período se inicia em 1º de julho de 2022 e se encerra em 30 de junho de 2023.  “Para que cada clube do Distrito 4571 de Rotary Internacional, em número de 105, plantem 100 árvores cada, num total de 10.500.” completou.

O Co. Josemar de Araújo,  presidente 2022-23, do RC de Angra dos Reis, disse entusiasmado: "Nosso lema desse ano rotário, 21-22, "Servir para transformar vidas" não poderia ser diferente do que estamos aqui fazendo, servindo para transformar vidas em um futuro e tenho certeza que impactará muitas gerações de indígenas e porque não dizer também da nossa sociedade. Quero agradecer à Cedae e a todos que nos apoiaram na concretização deste plantio e ao nosso Governador 2022-23 por estar aqui nos prestigiando e ao qual serei presidente na gestão de 2022-23. O plantio de 11500 mudas não é pouca coisa, 3000 mudas somente aqui nesta aldeia indígena. Estar direcionando o reflorestamento para proteger a nascente que a Aldeia que conseguiu restaurar depois de um ano de muito trabalho. Importante lembrar do preparo da terra para o plantio com o Co. Michel Monteiro da Silva e os índios da tribo do Rio Pequeno." 

 

A vice cacique da tribo, Sra Neusa, relatou que uma dessas áreas onde serão plantadas as árvores foi degradada pelo homem durante 3 anos, num total de 8 hectares. E uma das maiores preocupações da comunidade é que sofreu muito com isso porque secaram as nascentes que ficam bem ao lado da tribo e abastece toda a comunidade. “Esse é o desafio dessa nação indígena, recuperar esta grande área devastada, até agora com nosso trabalho conseguimos recuperar uma das nascentes. E uma das demandas é plantar as árvores que fazem parte da cultura indígena do local como o palmito Jussara, Erva Mate que usamos para fazer batismo e no nosso dia a dia.” Neusa terminou sua fala agradecendo as parcerias que possibilitaram esse trabalho.

Dentro desse projeto, ocorreu, no sábado, dia 19 de março de 2022, o início do plantio de 3 mil mudas, na nação indígena dos Guaranis do Rio Pequeno, em Paraty. O presidente do RC de Angra dos Reis, Antônio Marques Mesquita salientou a alegria de ver este projeto sendo realizado, que era um desejo dos índios do local e destacou o trabalho de preparação do solo pelo Co. Michel Monteiro junto com os técnicos da Cedae e os indígenas para que tudo estivesse preparado para o início do plantio.

 Acrescentamos que no dia 14 de abril, quinta-feira, no mesmo horário e local, entrega e início de plantio de mais 2 mil mudas de árvores, também doadas pela Cedae.

Fotos

Localizar site dos clubes