Abril: área de enfoque saúde materno-infantil

por Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin

Por Érica Roriz
Por Érica Roriz

O Rotary apoia atividades e treinamentos para melhorar a saúde materna e reduzir a mortalidade de menores de cinco anos. Tais ações fortalecem o sistema de saúde4 ao expandirem a assistência médica, facilitarem o acesso à tal assistência, fornecerem equipamentos médicos ou treinarem profissionais da área da saúde.

Declaração de Propósito e Metas

A Fundação Rotária capacita os rotarianos a atuarem na saúde materno-infantil das seguintes maneiras:

  1. Reduzindo a taxa de mortalidade neonatal e de recém-nascidos.
  2. Reduzindo a taxa de mortalidade e de morbidade entre menores de cinco anos.
  3. Reduzindo a taxa de mortalidade e de morbidade materna.
  4. Facilitando o acesso a serviços médicos essenciais e a profissionais da área da saúde.
  5. Financiando estudos de pós-graduação para profissionais de carreiras ligadas à saúde materno infantil.

 

Parâmetros de Elegibilidade

Atividades nas categorias abaixo se enquadram na área de enfoque saúde materno-infantil:

  1. Cuidados durante os períodos de pré-gestação, pré-natal e também no parto.
  2. Iniciativas de capacitação geral e de reciclagem para instrutores em assuntos comunitários de saúde de mães e filhos, trabalhadores da saúde e profissionais da área médica.
  3. Fornecimento de equipamentos médicos para estabelecimentos da saúde. Todo equipamento deve atender aos atuais padrões tecnológicos e critérios ambientais no que diz respeito à energia, água e qualidade do ar. Os parceiros no projeto financiado pelo subsídio devem fornecer comprovante de propriedade e plano de manutenção, incluindo documentação indicando os funcionários que receberam treinamento sobre operação e manutenção do equipamento, ou um plano que garanta a obediência a estes requisitos. Projetos para aquisição de equipamentos devem incluir atividades educacionais para mulheres relacionadas à gestação saudável, parto ou cuidados neonatais.
  4. Programas educativos sobre planejamento familiar e acesso a intervenções e serviços de saúde sexual e reprodutiva oferecidos pelo sistema de saúde. Um sistema de saúde inclui os setores público e privado que prestam serviços médicos.
  5. Imunizações para mulheres, meninas adolescentes e crianças menores de cinco anos.
  6. Intervenções para combater pneumonia, diarreia, malária, sarampo e outras causas principais de doenças em mulheres e crianças menores de cinco anos.
  7. Intervenções para reduzir a transmissão e o impacto das doenças sexualmente transmissíveis em adolescentes e mulheres.
  8. Prevenção da transmissão vertical do HIV.
  9. Projetos que promovam o aleitamento materno e ações que previnam, reduzam e tratem os efeitos da desnutrição.
  10. Realização de cirurgias, sejam elas vitais ou para corrigir problemas congênitos, que incluam a devida avaliação da condição do beneficiário e acompanhamento médico.
  11. Projetos que abordem riscos ambientais relacionados à contenção de infecção e transmissão de doenças, tais como o descarte de lixo hospitalar em estabelecimentos de saúde.

Atividades nas categorias abaixo não se enquadram na área de enfoque saúde materno-infantil, por isso, não são elegíveis a financiamento por Subsídios Globais:

  1. Missões médicas ou viagens de equipes de cirurgiões que não ofereçam programas de extensão educacional ou capacitação significativa no país do projeto, com exceção de cirurgias vitais ou para corrigir problemas congênitos.
  2. Projetos de cultivo de hortas, suplementos alimentares e programas de nutrição em escolas. 3. Instalação de fogões ecológicos ou internos.
  3. Playgrounds e projetos gerais de exercícios e bem-estar infantil.
  4. Terapias não convencionais ou alternativas para o tratamento de deficiências físicas e mentais, a menos que incluam protocolos clínicos supervisionados por profissionais de saúde. 6. Projetos de saúde sexual e reprodutiva para adolescentes, a menos que sejam realizados dentro do sistema de saúde sob a supervisão de profissionais médicos licenciados.
  5. Móveis, suprimentos e bens de consumo, a menos que façam parte de um projeto de maior escopo de saúde materno-infantil que atenda aos parâmetros de elegibilidade para Subsídios Globais.
  6. Programas gerais de educação em saúde e segurança pública.

Elementos de Equipe de Formação Profissional ou Projeto Humanitário de Sucesso

Iniciativas em saúde materno-infantil financiadas com Subsídios Globais são:

  1. Sustentáveis — a comunidade consegue tratar suas necessidades nesta área mesmo depois que o Rotary Club/distrito tiver concluído seu trabalho
  2. Mensuráveis — os parceiros precisam estipular metas e critérios de mensurabilidade para acompanhar os resultados da atividade ou projeto (veja os critérios para saúde materno-infantil no Plano de Monitoramento e Avaliação de Subsídio Global - Suplemento)
  3. Voltadas à comunidade — o projeto atende às necessidades identificadas pela comunidade beneficiada.

Elementos de Bolsas de Estudos de Sucesso

Subsídios Globais financiam pós-graduação para profissionais interessados em seguir carreira em saúde materno-infantil. Os seguintes itens são levados em conta na avaliação de inscrições a bolsas de estudos financiadas por Subsídios Globais:

  1. Experiência profissional do candidato em assuntos ligados à saúde materno-infantil.
  2. Alinhamento acadêmico do programa com a saúde materno-infantil, como estudos em epidemiologia, nutrição, saúde global, saúde pública e promoção da saúde, assim como formação avançada em enfermagem e medicina.
  3. Planos de carreira do candidato em relação à saúde materno-infantil.

Vídeo bônus sobre aleitamento materno: https://www.youtube.com/watch?v=uQ64ujGSmlM

Fonte:file:///E:/Downloads/Areas_of_Focus_Policy_Statements_pt%20(3).pdf

 

Localizar site dos clubes