Coisas de Meninas, mais uma edição do projeto 👠👜💐

por Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin

Por Érica Roriz
Por Érica Roriz

O Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin realizou em 19 de março de 2022 mais uma edição do   projeto “Coisas de Meninas”, desenvolvido até esta edição na maioria das edições de forma virtual (uma híbrida) o projeto  promove práticas corporais para alertar as meninas e mulheres sobre a prática de exercícios para o bem estar físico e mental , promove palestras sobre desenvolvimento econômico para que meninas e mulheres sejam estimuladas a pensarem/repensarem sua situação financeira, promove ainda palestras sobre  saúde da mulher em foco como maneira conscientizar essas meninas e mulheres a cuidar de sua saúde em seus mínimos detalhes, e o projeto trás ainda história de mulheres que superaram grandes obstáculos ao longo de sua vida e são grandes exemplos de empoderamento feminino.

O projeto que passa a ser de extensão comunitária é coordenado pela Companheira Érica Roriz, foi criado no ano de 2020 e está vinculado à pasta de Projetos Humanitários do Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin.

Além do atendimento à comunidade, a ação possibilita aos clubes replicarem o projeto, como uma oportunidade de fortalecer a prática do EMPODERAMENTO FEMININO, por meio da atuação em um projeto de cunho educativo e social, com aulas, palestras e cursos

A proposta é destinada a meninas e mulheres moradoras de Engenheiro Paulo de Frontin e cidades vizinhas. Esses momentos acontecerão de forma itinerante para alcançar o maior número possível de meninas/mulheres.

O projeto é gratuito e com vagas limitadas. Os interessados deverão comparecer no dia e horário da realização do projeto para efetivarem a sua inscrição.

VÁRIAS PRÁTICAS - No projeto são oferecidas várias práticas corporais, dentre elas: esportes de invasão (basquetebol, futebol, futsal, handebol); esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote (peteca, tênis de mesa, voleibol atletismo); ginástica; dança e práticas corporais leves.

Cursos de desenvolvimento econômico comunitário: primeiro módulo serão oferecidas aulas de desmembramento e confecção de artesanatos com fibras de bananeira com a artista plástica Patrícia Adelaide e educação financeira com instituições parceiras ao projeto.

Teremos também as salas de espera com profissionais voluntários para que realizar conscientização em palestras educativas voltadas à saúde da mulher.

As ações realizadas pelo projeto vêm registrando participação da comunidade e contribuindo de forma efetiva nesse período de pandemia, com a adoção de hábitos saudáveis e o estímulo para um estilo de vida ativo, de forma a contribuir com a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos atendidos.

Na última edição contamos como parceiros com:

Rotary Club de Campo Grande – Universidade do Distrito 4470, Rotary Club de Mendes também do Distrito 4571 e Rotary Club de Uruguaiana – Santana Velha do Distrito 4780.

Como palestrantes:

Mari Franci, educadora física de Campo Grande – MS, Giselle Gobbi funcionária pública estadual e comunicadora de Paraíba do Sul -RJ, Sorahya Sacramento associada passaporte do Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin , embaixadora , Patrícia Adelaide artista plástica e idealizadora do Coletivo Mulheres de Fibra de Engenheiro Paulo de Frontin, Anilé Ossório Diretora Distrital do Empoderamento Feminino com uma vivência sobre ser imigrante no Brasil que emocionou a todos que estavam na sala, associada ao Rotary Club do Rio de Janeiro- Dois Irmãos e fechando o ciclo de palestra a Enfermeira Fátima Maria que trouxe a tona MENOPAUSA e como devemos encarar essa fase, uma manhã de sábado incrível, emocionante e cheia de quero mais.

Na edição de outubro estaremos comemorando 2 anos desse projeto e aguardamos todos vocês lá.

Localizar site dos clubes