Homenagem ao dia da Mulher - Voluntárias
por Rotary Club de Caçapava-Jequitibá
HOMENAGEM AOS “VOLUNTÁRIOS DO CLUBE”
A palavra voluntário é bastante conhecida pela população, no sentido daquele indivíduo que faz alguma ação gratuita, entretanto esse é o sentido menos importante do vernáculo em epígrafe. Na verdade, a dimensão coercitiva da palavra voluntário envolve um conceito muito mais nobre do que simplesmente identificar aquele sujeito que trabalha de maneira gratuita.
O voluntário é, antes de qualquer coisa, aquele indivíduo que coloca a sua vontade e a sua ética acima dos interesses próprios e por isso mesmo atual em prol das outras pessoas. Nós rotarianos somos voluntários no nosso trabalho rotário e seguimos o lema: “dar de si, antes de pensar em si”, mas nós temos a predisposição de que fazer o bem também nos faz bem. Isto é, nossa ação, em fazer o bem, nos coloca numa necessidade ética de troca com a humanidade.
Entretanto, existe em muitos Rotary Clubs, inclusive no nosso Rotary Club Caçapava-Jequitibá, outras pessoas, colaboradores não rotarianos, que denominamos, “Voluntários do Clube”, as quais colaboram com o trabalho rotário e, muitas vezes, são essas pessoas que garantem o sucesso efetivo do trabalho rotário que é desenvolvido pelo clube. Esses sujeitos, a priori, agem com pureza total, ou seja, com total independência de qualquer vantagem em contrapartida. Em nosso Clube sempre tivemos alguns desses colaboradores. Atualmente o nosso clube conta com, pelo menos, 4 dessas pessoas especiais: Mirella Yoshida, Alexandra Camargo, Gisele Campos e Eunice Andy .
Os “Voluntários do Clube”, mesmo sem nenhuma relação direta com o Rotary atuam e servem a comunidade, com dispêndio de seu trabalho e de seu tempo, numa condição imensa de altruísmo, solidariedade e filantropia. Isto é, o voluntário do clube é aquele sujeito que investe o melhor de si, simplesmente pelo amor ao próximo. Esses indivíduos são sujeitos abnegados que colocam a sua vontade de servir à humanidade acima de todos os outros interesses que possam existir.
Eles são seres humanos muito especiais e para entender melhor o que eles representam, temos que partir para o conceito de “voluntarismo”, que indica “a doutrina que se caracteriza por privilegiar a importância ética, psicológica ou metafísica da vontade humana, em relação às suas diferentes disposições intelectuais”. Os “Voluntários do Clube” são esses tipos de sujeitos, que por pura vontade pessoal, contrariam preceitos e atitudes comuns, indo ao encontro exclusivo dessas suas respectivas vontades pessoas de servir ao próximo. Não há lógica que possa explicar o comportamento voluntarista, porque ele se faz contra as regras tradicionais impostas pelo comportamento intelectual humano.
Os “Voluntários do Clube” são esses sujeitos diferentes, mas superimportante ao nosso trabalho. A esses grandes sujeitos, hoje o Rotary Club de Caçapava-Jequitibá, rende esta modesta homenagem e manifesta publicamente o eterno agradecimento a esses verdadeiros servidores da humanidade.
Luiz Eduardo Corrêa Lima
Rotary Club de Caçapava-Jequitibá






