A quem interessa uma Guerra no Século XXI?

por Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin

Sorahya Sacramento , Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin
Sorahya Sacramento , Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin

HÁ QUEM INTERESSA UMA GUERRA ARMADA em pleno SÉCULO XXI?

EUA alertam que Rússia pode invadir Ucrânia a qualquer momento!

"O clima de tensão aumentou com os treinamentos militares russos previstos para durar dez dias."

“São tanques de guerra a perder de vista que intensificaram exercícios militares nesta sexta.”

“São simulações de guerra de uma aliança formada entre Rússia e Belarus.” [i]

Mas porque esta possibilidade de GUERRA? Nem precisamos pesquisar muito, não acham? Claro que os interesses passam pelo Poder, pelo Dinheiro, pelo Domínio.

Será  que as  Sociedades Ucraniana e Russa, ganham alguma coisa com isso? Eu acho que não ganham NADA!!!

Bom! Se na minha análise eu considero que a sociedade não ganha nada com o movimento político e econômico de guerra, quem ganha? De acordo com as informações veiculadas pela BBC [ii] os interesses estão voltados para a questão energética e EUA, na condução do assunto.

“O presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu na terça-feira (8/2) fechar o gasoduto russo para a Alemanha caso a Rússia decida invadir a Ucrânia.”

Contextualizando, o gás natural que sai da Rússia para a Alemanha viaja atualmente pelo gasoduto Nord Stream original, que foi concluído em 2012. O Nord Stream 2 (pivot do probelma) é um projeto de gasoduto de 1,2 mil km que vai do oeste da Rússia ao nordeste da Alemanha sob o mar Báltico. O projeto de 10 bilhões de euros (R$ 60 bilhões) foi concebido para dobrar a quantidade de gás natural que sai da Rússia diretamente para a Alemanha.

Já o interesse da Ucrânia reside nas tarifas de” trânsito” que  sem elas, a Ucrânia pode vir a  perder 1,8 bilhão de euros (R$ 10 bilhões).

“Já o secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, disse que o gasoduto é uma "peça de barganha" que o Ocidente pode usar contra Moscou.”

E a Alemanha centro focal de tudo isso?

O ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, alertou: "Se houver sanções, não haverá nenhuma que não atinja a economia alemã".

Na verdade, a reflexão está no termo SIMPLICIDADE e SUSTENTABILIDADE.

Em 2015 quando a ONU chancelou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e lançou para o mundo os desafios da agenda 2030, foi extamente identificando o tamanho do nosso desafio enquanto civilização com bastante crescimento tecnológico e bem pouco crescimento ético.

Por isso os 17 ODS envolvem temas básicos como Erradicação da Pobreza e da Fome, Saúde de qualidade para todos, Trabalho digno, Cidades adequadas e confortáveis, acesso à energia elétrica, água potável e esgoto, combate das alterações climáticas......, e não ficou de fora a ideia de construir uma cultura de paz, através do ODS 16.

Além do ODS 17 que trata das Parcerias e meios de implementação de todos os ODS- “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.”

Não sem motivo, a ONU reconhece que so existe a possibilidade de termos um desenvolvimento sustentável, se a cultura de PAZ for a nossa trilha em direção ao sucesso e que estejamos todos de mãos dadas apoiando os que estão com mais dificuldades de caminhar, porque de fato, só tem salvação se formos todos juntos e não deixarmos ninguém para trás.

Estamos falando neste momento de um estupim que está sendo acesso e que não fazemos ideia do alcance. Talvez os tais interesses super específicos, possam gerar reações em cadeia e tomar um rumo inesperado e fatal.

Que tenhamos lucidez para sermos luz em meio às sombras e que pratiquemos a cultura da PAZ!

 

 

 

[i] https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/02/11/eua-alertam-que-russia-pode-invadir-ucrania-a-qualquer-momento.ghtml

[ii] https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60317372

Localizar site dos clubes